FINAL DA COMPANHIA FORD EM BELTERRA
Os principais motivos que causaram a decadência do projeto de Ford em Belterra foram:O mal das folhas causado pelo fungo Microcyclus ulei(sendo considerada a principal doença da seringueira), a morte do filho de Henry Ford, e a descoberta da borracha sintética.
BREVE RELATO HISTÓRICO :
No ano de 1940, além da grande ocorrência de doenças nos seringais a Companhia Ford Industrial do Brasil contava com um número reduzido de empregados, e a produção estava muito abaixo da meta de Henry Ford.
"Edsel Ford" filho de Henry Ford era na época presidente da Companhia Industrial do Brasil e da Ford Motors Company nos Estados Unidos. O mesmo faleceu .
segundo Greg Grandim ,Após o falecimento de Edsel Ford, a idade de Henry Ford já está avançada, e em setembro de 1945 o neto de Ford, Henry Ford II assumiu a administração da companhia Ford e vendeu o projeto ao governo brasileiro .
De acordo com a bibliografia de Oti Santos o projeto ( Belterra e Fordlândia) foi vendido para o governo brasileiro por cinco milhões de cruzeiros.
Esse período podemos considerar como final da era Ford em Belterra. Após a venda do projeto, Belterra passou a ser administrada pelo IAN (Instituto agronômico do Norte), na época coordenado por Felisberto Camargo.
Ressalto que Henry Ford e o seu Filho Edsel Ford nunca vieram a Belterra.
Relatos da Historiadora Telminha Lopes_(Belterra).
********De acordo com a lei 9.610 de 1998,este texto possui direitos autorais*****************
Referencias bibliograficas:
GRANDIN,Greg _Fordlândia;Ascensão e queda da cidade esquecida de Ford na selva ;Ricco,2010.
SANTOS ,Oti_Belterra a sua história;Edi.2004
Fotos :internet(acervo o globo)1925.
Nenhum comentário:
Postar um comentário