FUNDAÇÃO DE BELTERRA
Como tudo começou?
Henry Ford, nascido nos EUA, proprietário de uma fábrica de carro, chamada de Ford Motor Company, teve a ideia de produzir borracha na Amazônia. Pensou em produzir sua própria matéria prima e, garantir o abastecimento de látex para a fabricação dos pneus dos seus automóveis a preços competitivos. Ford mandou uma equipe fazer a escolha da área, pois ele conhecia a história e geografia, sabia que saíram 70 mil sementes de seringa da Amazônia e foram plantadas nas colonias Inglesas, superando a produção de borracha na Amazônia e ocasionando a decadência da borracha na Amazônia.
Quando a equipe de Ford chegou na Amazônia foram diretamente a Boa Vista, posteriormente chamado de Fordlândia.
Jorge Dumont Vilares, herdeiro de uma afortunada família cafeeira de São Paulo, ficou sabendo do interesse de Ford na área e, conseguindo grátis essa concessão junto ao Governador do Estado do Pará que na época era Dionisio Bentes.
Segundo Greg Grandin, na luta pela borracha no Brasil Henry Ford pagou $125.000mil dólares a Vilares para ficar com a terra, que com o Estado do Pará poderia ter conseguido gratuitamente se tivesse tratado diretamente com o Governador. Adquirida a terra, recebeu o nome de Fordlândia, em dezembro de 1928, dois navios Lack Omorc e Lack farge depositaram em Fordlândia os componentes que estruturaram a nova cidade.
A nova cidade, a companhia ofereceu aos seus trabalhadores água encanada, moradia, cinema, luz elétrica, porto, oficina mecânica, restaurante, campo de futebol, igreja, hidrantes nas ruas, caixas d’agua e empregos para a população, porém, o projeto de Ford não deu certo.
O mal das folhas, doença causada pelo fungo "microcyclus ulei" atacou os seringais. A topografia do local, solo arenoso, o difícil acesso, a distância do centro urbano mais próximo, causaram a decadência do projeto Ford em Forlândia. Diante disso, a companhia trouxe um especialista para diagnosticar os problemas. Várias expedições foram realizadas até encontrar um local para dar continuidade no projeto, o local escolhido foi Bella Terra, solo de terra preta, que foi um dos critérios para a escolha do local onde hoje é a cidade de Belterra.
FUNDAÇÃO DE BELTERRA.
Belterra foi fundada no dia 04 de maio do ano de 1934,Belterra era chamada de Bella terra pelos americanos.
Bella Terra foi cedida pelo governo brasileiro à Companhia Ford. Os primeiros operários foram contratados em 1934, e em 4 de maio do mesmo, ocorreu a derrubada da floresta e iniciado o processo de plantio dos seringais, construção das casas e do hospital da cidade,todos foram construídos no modelo americano.
A educação em Belterra era mantida pela companhia, segundo relatos históricos, a educação em Belterra era de excelente qualidade. Uniformes padronizados e professores especialistas. Como Belterra foi criada em função de uma empresa, seus empregados precisariam de um lugar para morar, portanto, Belterra foi dividida em vilas.
Vila Americana, onde os médicos e doutores moravam, trata-se da parte nobre da cidade, localizava-se próximo à praça, essa vila, possuía clubes de festas e bailes, frenquentado pela classe nobre.
Vila Operária, onde moravam os operários, localizada na parte periférica da cidade, e caracterizada pelas pequenas casas.moravam nesta vila duas famílias dividindo a mesma casa.
Vila Mensalista, era onde os empregados que recebiam salários a cada 15 dias.
Os hidrantes foram instalados para auxiliar no combate aos incêndios caso ocorresse nas plantações.
A implantação da Companhia Ford em Belterra, era visto como oportunidade e prosperidade para a região, vieram pessoas de diversos estados brasileiros com a esperança de conseguir melhores condições financeiras. Diferente das plantações feitas em Fordlândia, em Belterra, houve uma preocupação dos técnicos em relação a seletividade das mudas de seringueira.
O principal centro de Belterra era a estrada um, onde funcionava o escritório, hospital, clube, almoxarifado, praça, cinema, hotel, restaurante, escola Henry Ford, hoje Waldemar Maués e principais estabelecimentos comerciais. Fatos como o mal das folhas e a morte de Edsel Ford contribuíram para a venda do projeto de Ford para o Governo Brasileiro. Belterra foi administrada pela companhia Ford de 1934 a 1945.
Telminhahistoriadora(Professora Telma Lopes)
Pesquisa bibliográfica baseada no livro de Greg grandim e Oti Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário