CAMPO DE AVIAÇÃO:
Construído em 1942 pela Companhia Ford em Belterra,sua construção foi solicitada por oficias da força aérea Norte Americana.
CONTEXTO HISTÓRICO:
Na época estava ocorrendo a Segunda guerra mundial e uma esquadrilha de aviões precisava fazer um pouso em Belém do Pará, o que não era viavel.
De acordo com o Historiador Greg Grandim “os alemães tinham torpedeado navios aliados na costa do Brasil e a força área temia que o aeroporto de Belém um dos mais críticos na rota Estados Unidos-America Latina-África fosse vulnerável”. Diante dos fatos mencionados, as forças aéreas solicitaram a companhia Ford que construísse o campo de pouso em Belterra .
É importante ressaltar que o Henry Ford dono do projeto aqui em Belterra era um forte empresário norte Americano. ARCHIBALD JHONSTON era na época gerente da companhia Ford em Belterra,após entrar em contato com EDESEL FORD (filho de Henry Ford e presidente da Ford Motor Company nos EUA e da Companhia Ford industrial do Brasil)aceitou a proposta, mas ele esperava obter pelo menos alguma ajuda relacionada aos custos com a mão de obra para construir o campo de aviação, porém não recebeu nenhuma ajuda em troca de sua cooperação,Archibald Jhonston precisou construir a pista utilizando a mão de obra dos trabalhadores da plantação que dispunha em BELTERRA. Todos os custos foram pagos pela Companhia Ford.
Moradores antigos contam que o Aeroporto de Belterra com pavimentação em piçarra compactada, com 1600 metros de pista terraplenada para pouso de aviões de pequeno e médio porte construído pela companhia dava suporte ao projeto, pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte eram realizados por funcionários da Companhia Ford. Os moradores garantem que a pista recebia várias aeronaves diariamente.
PERÍODO PÓS COMPANHIA FORD.
De acordo com Oty Santos"Por influência do Doutor Felisberto Camargo,o campo de aviação de Belterra passou a ser o primeiro da região a receber vôos regulares da Cruzeiro do Sul S/A ".
O campo de aviação teve grande utilidade na época em que Belterra foi administrada pelo ministério da agricultura, o pagamento dos funcionários era trazido de Belém diretamente para Belterra em aviões de pequeno porte.
CURIOSIDADES:
O campo de aviação ficou algum tempo desativado,infelizmente chegou a ser vítima de grilagem, sendo vendido para um empresário de Minas Gerais por uma Imobiliária de Itaituba.
RESGATE DO PATRIMÔNIO E ATUALIDADES :
No ano de 2017 ao saber da invasão do Aeroporto o vereador JONAS PALHETA informou a imprensa,denunciou na tribuna da Câmara de Belterra e levou ao conhecimento da gestão atual do município,que tomou as medidas cabíveis:a venda foi revogada,foi feito limpeza e reativação .
O campo de pouso está ativo a primeira licença já foi concedida pela ANAC.
O campo de aviação de Belterra é um patrimônio público e histórico do nosso município.
****Relatos históricos da Historiadora Telminha Lopes**(Professora Telma Lopes).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :
_Grandim Greg-Fordlândia. Uma cidade esquecida na selva.
_Santos Oty.Belterra a sua História
ENTREVISTADOS
Professor Pedro Emiliano.
FOTOS:
arquivos da senhora Miraselva Rodrigues de Sousa .
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