Seguidores

quinta-feira, 18 de maio de 2023

VILA AMERICANA/VILA MENSALISTA/VILA OPERÁRIA/VILA TIMBÓ/VILA 129 (BODE)/VILA PIQUIA/VILA VIVEIRO I,II,III.



VILA AMERICANA/ VILA MENSALISTA/ VILA OPERÁRIA/ VILA TIMBÓ/ VILA 129 (BODE)/VILA PIQUIA/ VILA VIVEIRO I,IIe III.

VILA AMERICANA

A Vila Americana foi construída em 1934 na época em que a COMPANHIA FORD chegou a Belterra,foi a primeira a ser construída, possuia um conjunto de casas onde viviam os americanos que coordenavam o projeto.  É um complexo de oito casas que foram construídas especialmente para os norte americanos e para algumas outras pessoas que faziam parte do alto escalão da Companhia Ford. Eles tinham uma vida  totalmente separada (restrita), eles só tinham contatos com os nacionais (os brasileiros)   no momento de labor (o trabalho), então era uma vida totalmente particular nesse aglomerado de cerca de oito casas incluindo o prédio administrativo onde funcionava o escritório da Companhia, onde continua sendo o prédio administrativo da prefeitura de Belterra, no local também funcionou o escritório do IAN Instituto Agronômico do Norte , órgão do governo Federal que assumiu o empreendimento em Belterra pós Companhia Ford . Essa vila era ocupada, pela parte nobre da cidade, e composta por:

CLUBE HOUSE: Frequentada pela classe alta, servia para o lazer dos americanos, onde assistiam cinema, faziam festas, comemorações em datas especiais e jogavam ping-pong e outros jogos de salão. Atualmente funciona a CÂMARA MUNICIPAL DE BELTERRA. 

CASA 1: Foi feita para receber HENRY FORD quando viesse a Belterra, porém ele nunca veio a Belterra,ele tinha medo das doenças tropicais e quando estava planejando a visita a Belterra ocorreu o falecimento de Edsel Ford, o único filho de Henry Ford.

CASA 2: Na era Ford foi ocupada por alguns dos administradores da Companhia Ford,hospedou Getúlio  Vargas  presidente do Brasil na época,  quando veio a Belterra em 10 de outubro de 1940, visitar as plantações de Ford.No período pós companhia Ford a passou a ser moradia do senhor CHAGAS "in memorian" administrador de Belterra. Atualmente  pertence a família da professora Laura Chagas .

CASA 3: Era ocupada por alguns dos administradores da Companhia Ford.( desativada) 

CASA 4: Era ocupada por alguns dos administradores da Companhia Ford.(extinta)

HOSPEDAGEM DOS NORTE AMERICANOS SOLTEIROS : utilizado para hospedar os norte americanos solteiros.

HOTEL: No local  se hospedavam os funcionários do alto escalão, vindos do exterior.

CASA DOS MÉDICOS: Nela moravam os médicos vindos boa parte dos Estados Unidos. Hoje funciona no local o CENTRO DE MEMÓRIA DE BELTERRA.

ESCRITÓRIO DA COMPANHIA FORD: No local funcionava a administração da Companhia, onde eram feitos documentos, pagamentos, e contratos. Hoje no mesmo prédio funciona a prefeitura municipal de Belterra.
VILA MENSALISTA: complexo de 16 casas, nelas moravam os trabalhadores com cargos de chefia, principalmente em atividades de administração; outros que trabalhavam no hospital, como os farmacêuticos; e os russos que faziam o trabalho de autópsias, ou seja, os trabalhadores mais especializados. E recebiam o salário  por mês. 

OPERÁRIA: Nela  moravam trabalhadores com alguma especialização, como mecânicos, marceneiros, carpinteiros, torneiros e tratoristas
VILA TIMBÓ: Nela moravam os funcionários do hospital. 
VILA VIVEIROS I, II e III: moravam os trabalhadores que cuidavam das mudas de seringueiras.
VILA 129:moravam os trabalhadores que desenvolviam atividades braçais no projeto. 

VILA PIQUIA: moravam os seringueiros e campeiros.

Curiosidade Histórica:
De acordo com o Relatório de Archibald Dhonston em Belterra existia um plantio de timbó,da raiz do timbó era extraído  uma substância chamada "Retenona"utilizada como inseticida para pulverizar as mudas de seringueiras. 
Pesquisa de campo realizada por Historiadora  Telminha  Lopes com base em relatos de moradores  Belterrenses e análise da  arquitetura deixada pela CFIB em Belterra.
Entrevistados:
Chardival Moura Pantoja
Pedro Emiliano
Nelson Borges

Fontes Bibliograficas:
PEREIRA,José Carlos Matos . Amazônia. A fala do desenvolvimento  é os modos de vida na cidade.1 edição. Rio de janeiro. 

Pesquisa de campo realizada por Historiadora  Telminha  Lopes com base em relatos de moradores  Belterrenses e análise da  arquitetura deixada pela CFIB em Belterra.

imagens:

**@Belterravistadecima_Odenildo Brito.

**acervo pessoal da Historiadora Telminha.

 VILA AMERICANA

 


CLUBE HOUSE: 





CASA 1: 



CASA 2: 




CASA 3: 




CASA 4: 


HOSPEDAGEM DOS NORTE AMERICANOS SOLTEIROS : 


Hotel: 


CASA DOS MÉDICOS:


ESCRITÓRIO DA COMPANHIA FORD: 


Vila Mensalista:



Operária:  





 Na Vila Timbó






Na Vila Viveiros I , II e III:  

Na Vila 129:

Vila Piquia: .





Pesquisa de campo realizada por Historiadora  Telminha  Lopes com base em relatos de moradores  Belterrenses e análise da  arquitetura deixada pela CFIB em Belterra.



imagens:

**@Belterravistadecima_Odenildo Brito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cyte som

  HISTÓRIA DO CYTE                                                                                                       Belterra na década ...