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terça-feira, 16 de maio de 2023

ESCOLA SANTO ANTÔNIO (BELTERRA).








 ESCOLA  MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTO ANTÔNIO. 


A Escola Santo Antônio foi fundada em 12 de março de 1956, pelos  franciscanos atuantes na região,por intermédio de Dom Floriano Loewenal Bispo de Santarém e Frei Osmundo Menges vigário de Belterra.

No mesmo ano a escola passou a funcionar legalmente  e passou a se chamar Escola Paroquial Santo Antônio, sendo direcionada pelas irmãs do preciosíssimo sangue. A qualidade na educação e os padrões disciplinares impostos pelas freiras marcaram a trajetória  de seus alunos proporcionando- lhes uma boa formação,sendo fundamental para o sucesso profissional.

É importante ressaltar que a escola era patrimônio da prefeitura de Santarém.


   No ano de 1960, o governador do estado do Pará Luiz Geolas de Moura Carvalho, através do decreto 3.065 /6 de junho de 1960, autorizou a escola a funcionar como Ginásio Normal Santo Antônio.Os jovens que concluíam seus estudos no Ginásio Normal Santo Antônio  estavam aptos a ministrar aulas.


     Na década de 80,o educandário teve um grande progresso , possuía turmas de primeiro e segundo grau ofertado pelo sistema modular de ensino oferecendo os cursos de Magistério e Contabilidade . Contribuindo para a introdução  dos jovens Belterrenses no mercado de trabalho.


    A partir do ano de 1998 a escola foi municipalizada, passou a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio. Atualmente a escola atende alunos de 6° a 9° ano do ensino fundamental, sendo mantida pela prefeitura  municipal  de Belterra e direcionada pelos  professores Ivanilson Porto e Cristiana Serrão.


RELATOS DE EX -ALUNOS DA ESCOLA  SANTO ANTONIO:


"Nos estudavamos como os melhores daquela época Doutor Ivaldo,DoutorArivaldo,Professora Creusa, Professora Darci,Professor Pedro, Ariovaldo,Professora  Josefa Borges(In memoriam) não tínhamos muitos bem materiais porém  tinhamos o essencial que era muita dedicação  por parte dos professores,tenho a convicção  que tive os melhores professores que um aluno pode ter" relatou o  Capitão  Ruy Lobo (ex- aluno da Escola Santo Antônio).


"Os professores eram muito dedicados   tenho excelentes lembranças  dos jogos,das festas juninas e da sala de aula,Santo Antônio  é  minha escola do coração"  relatou a historiadora Letícia Marques ( ex -aluna  e professora  do educandario).


""A Escola Santo  Antônio  marcou a vida de muitos que passaram por lá ,Era tudo muito bom as festas juninas,os jogos" relatou Angelica Corrêa ex-aluna.


"Eu nasci no chão Belterrense tive oportunidade de estudar na Escola  Santo Antônio estudei jardim escolar e o ensino primário na época da Escola Paroquial Santo Antônio.As professoras que lecionavam na escola eram freiras,antes de assistirmos as aulas participamos da oração  .Aprendi muito na Escola  Santo Antônio "  relatou Guilherme Lucas  Mateus ex- aluno.


"Para estudar o ginásio na Escola  Santo   Antônio  era necessário ser aprovado em uma prova de seleção. Estudei na Escola Antônio  no 1973 .minhas professoras foram a Professora Rosenida(In memoria), Professora Carmem graça, Professora Nazaré  Cruz e  Professora Elza Sena"  relatou João  Batista P. Silva ex-aluno.


Pesquisa: Historiadora Telminha Lopes.


Referências bibliográficas : 


_____Projeto politico pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio.trajetoria da Escola. Belterra. 2022.


Pesquisa de  campo:

Entrevistas com ex alunos:Historiadora Letícia  Marques,  Capitão  Ruy Lobo, Angelica Corrêa, João  Batista silva(p.silva)Guilherme  Lucas Mateus,professor Pedro Emiliano .Trajetória da escola Santo Antônio. LOPES telminha.2022.


imagens:

arquivos  pessoais do Guilherme

arquivos pessoais  de p Silva

arquivos da Telminha lopes. 

arquivos pessoais da Letícia Marques.

FUNDAÇÃO DE BELTERRA










 FUNDAÇÃO DE BELTERRA

Como tudo começou?


Henry Ford, nascido nos EUA, proprietário de uma fábrica de carro, chamada de Ford Motor Company, teve a ideia de produzir borracha na Amazônia. Pensou em produzir sua própria matéria prima e, garantir o abastecimento de látex para a fabricação dos pneus dos seus automóveis a preços competitivos. Ford mandou uma equipe fazer a escolha da área, pois ele conhecia a história e geografia, sabia que saíram 70 mil sementes de seringa da Amazônia e foram plantadas nas colonias Inglesas, superando a produção de borracha na Amazônia e ocasionando a decadência da borracha na Amazônia.

Quando a equipe de Ford chegou na Amazônia foram diretamente a Boa Vista, posteriormente chamado de Fordlândia. 

Jorge Dumont Vilares, herdeiro de uma afortunada família cafeeira de São Paulo, ficou sabendo do interesse de Ford na área e, conseguindo grátis essa concessão junto ao Governador do Estado do Pará que na época era Dionisio Bentes.

Segundo Greg Grandin, na luta pela borracha no Brasil Henry Ford pagou $125.000mil dólares a Vilares para ficar com a terra, que com o Estado do Pará poderia ter conseguido gratuitamente se tivesse tratado diretamente com o Governador. Adquirida a terra, recebeu o nome de Fordlândia, em dezembro de 1928, dois navios Lack Omorc e Lack farge depositaram em Fordlândia os componentes que estruturaram a nova cidade.

 A nova cidade, a companhia ofereceu aos seus trabalhadores água encanada, moradia, cinema, luz elétrica, porto, oficina mecânica, restaurante, campo de futebol, igreja, hidrantes nas ruas, caixas d’agua e empregos para a população, porém, o projeto de Ford não deu certo. 

O mal das folhas, doença causada pelo fungo "microcyclus ulei" atacou os seringais. A topografia do local, solo arenoso, o difícil acesso, a distância do centro urbano mais próximo, causaram a decadência do projeto Ford em Forlândia. Diante disso, a companhia trouxe um especialista para diagnosticar os problemas. Várias expedições foram realizadas até encontrar um local para dar continuidade no projeto, o local escolhido foi Bella Terra, solo de terra preta, que foi um dos critérios para a escolha do local onde hoje é a cidade de Belterra. 

FUNDAÇÃO DE BELTERRA.

Belterra foi fundada no dia 04 de maio do ano de 1934,Belterra era chamada de Bella terra pelos americanos.

Bella Terra foi cedida pelo governo brasileiro à Companhia Ford. Os primeiros operários foram contratados em 1934, e em 4 de maio do mesmo, ocorreu a derrubada da floresta e iniciado o processo de plantio dos seringais, construção das casas e do hospital da cidade,todos foram construídos no modelo americano.

A educação em Belterra era mantida pela companhia, segundo relatos históricos, a educação em Belterra era de excelente qualidade. Uniformes padronizados e professores especialistas. Como Belterra foi criada em função de uma empresa, seus empregados precisariam de um lugar para morar, portanto, Belterra foi dividida em vilas.

Vila Americana, onde os médicos e doutores moravam, trata-se da parte nobre da cidade, localizava-se próximo à praça, essa vila, possuía clubes de festas e bailes, frenquentado pela classe nobre.

Vila Operária, onde moravam os operários, localizada na parte periférica da cidade, e caracterizada pelas pequenas casas.moravam nesta vila duas famílias dividindo a mesma casa.

Vila Mensalista, era onde os empregados que recebiam salários a cada 15 dias.

Os hidrantes foram instalados para auxiliar no combate aos incêndios caso ocorresse nas plantações. 

A implantação da Companhia Ford em Belterra, era visto como oportunidade e prosperidade para a região, vieram pessoas de diversos estados brasileiros com a esperança de conseguir melhores condições financeiras. Diferente das plantações feitas em Fordlândia, em Belterra, houve uma preocupação dos técnicos em relação a seletividade das mudas de seringueira. 

O principal centro de Belterra era a estrada um, onde funcionava o escritório, hospital, clube, almoxarifado, praça, cinema, hotel, restaurante, escola Henry Ford, hoje Waldemar Maués e principais estabelecimentos comerciais. Fatos como o mal das folhas e a morte de Edsel Ford contribuíram para a venda do projeto de Ford para o Governo Brasileiro. Belterra foi administrada pela companhia Ford de 1934 a 1945.

Telminhahistoriadora(Professora Telma Lopes)

Pesquisa bibliográfica baseada no livro de Greg grandim e Oti Santos.

FINAL DA COMPANHIA FORD EM BELTERRA

 FINAL DA COMPANHIA FORD EM BELTERRA



Os principais motivos que causaram a decadência do projeto de Ford em Belterra foram:O mal das folhas causado pelo fungo Microcyclus ulei(sendo considerada a principal doença da seringueira), a morte do filho de Henry Ford, e a descoberta da borracha sintética.


BREVE RELATO HISTÓRICO :

No ano de 1940, além da grande ocorrência de doenças nos seringais a Companhia Ford Industrial do Brasil contava com um número reduzido de empregados, e a produção estava muito abaixo da meta de Henry Ford. 

"Edsel Ford" filho de Henry Ford era na época presidente da Companhia Industrial do Brasil e da Ford Motors Company nos Estados Unidos. O mesmo faleceu .

segundo Greg Grandim ,Após o falecimento de Edsel Ford, a idade de Henry Ford já está avançada, e em setembro de 1945 o neto de Ford, Henry Ford II assumiu a administração da companhia Ford e vendeu o projeto ao governo brasileiro .

De acordo com a bibliografia de Oti Santos o projeto ( Belterra e Fordlândia) foi vendido para o governo brasileiro por cinco milhões de cruzeiros.

Esse período podemos considerar como final da era Ford em Belterra. Após a venda do projeto, Belterra passou a ser administrada pelo IAN (Instituto agronômico do Norte), na época coordenado por Felisberto Camargo.

Ressalto que Henry Ford e o seu Filho Edsel Ford nunca vieram a Belterra.


Relatos da Historiadora Telminha Lopes_(Belterra).


********De acordo com a lei 9.610 de 1998,este texto possui direitos autorais*****************


Referencias bibliograficas:


 GRANDIN,Greg _Fordlândia;Ascensão e queda da cidade esquecida de Ford na selva ;Ricco,2010.


SANTOS ,Oti_Belterra a sua história;Edi.2004


Fotos :internet(acervo o globo)1925.

Campo de Pouso em Belterra.

 CAMPO DE AVIAÇÃO:



Construído em 1942  pela Companhia  Ford em Belterra,sua construção foi solicitada por oficias da força  aérea Norte Americana.


CONTEXTO HISTÓRICO:

Na época  estava ocorrendo a Segunda guerra mundial e uma esquadrilha de aviões precisava fazer um pouso em Belém do Pará, o que não era viavel.

De acordo com o Historiador Greg Grandim “os alemães  tinham torpedeado navios aliados na costa do Brasil e a força  área temia que o aeroporto de Belém  um dos mais críticos na rota Estados Unidos-America Latina-África  fosse vulnerável”. Diante  dos fatos mencionados, as forças aéreas  solicitaram a companhia Ford que construísse o campo de pouso em Belterra  .

É  importante ressaltar que o Henry Ford dono do projeto aqui em Belterra era um forte empresário norte Americano.  ARCHIBALD JHONSTON era  na época gerente da companhia Ford em Belterra,após  entrar em contato com EDESEL FORD  (filho de Henry Ford e presidente da Ford Motor Company nos EUA e da Companhia Ford industrial do Brasil)aceitou a proposta, mas ele esperava obter pelo menos alguma ajuda relacionada aos custos com a mão de obra  para construir o campo de aviação, porém não recebeu nenhuma ajuda em troca de sua cooperação,Archibald Jhonston precisou construir a pista utilizando a mão de obra dos trabalhadores da plantação  que dispunha em BELTERRA. Todos os custos foram pagos pela Companhia Ford.

Moradores antigos  contam que o Aeroporto de Belterra  com pavimentação em piçarra compactada, com 1600  metros de pista terraplenada para pouso de aviões de pequeno e médio porte construído pela companhia dava suporte ao projeto, pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte eram realizados por funcionários da Companhia Ford. Os moradores garantem que a pista recebia várias aeronaves diariamente.


PERÍODO PÓS  COMPANHIA FORD.


De acordo com Oty Santos"Por influência do Doutor Felisberto Camargo,o campo de aviação  de Belterra passou a ser o primeiro  da região  a receber vôos  regulares da Cruzeiro do Sul S/A ".

O campo de aviação teve grande utilidade na época em que Belterra   foi administrada pelo ministério  da agricultura, o pagamento dos funcionários era trazido de Belém  diretamente para Belterra   em aviões de pequeno porte.


CURIOSIDADES:

O campo de aviação  ficou algum tempo  desativado,infelizmente chegou a ser vítima de grilagem, sendo vendido para um empresário de Minas Gerais por uma Imobiliária de Itaituba.


RESGATE  DO PATRIMÔNIO E ATUALIDADES  :

No ano de 2017 ao saber da invasão do Aeroporto o vereador JONAS PALHETA informou a imprensa,denunciou na tribuna da Câmara de Belterra  e levou ao conhecimento da gestão atual do município,que tomou as medidas cabíveis:a venda foi revogada,foi feito limpeza e reativação . 

 O campo de pouso está ativo a primeira licença já foi  concedida pela ANAC.

O campo de aviação de  Belterra  é  um patrimônio  público e histórico do nosso município.


****Relatos históricos da Historiadora Telminha Lopes**(Professora Telma Lopes).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :


_Grandim Greg-Fordlândia. Uma cidade esquecida na selva.

_Santos Oty.Belterra a sua História 


ENTREVISTADOS 

Professor Pedro Emiliano.

FOTOS:

arquivos da senhora Miraselva Rodrigues de Sousa .


Cyte som

  HISTÓRIA DO CYTE                                                                                                       Belterra na década ...