Seguidores

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Cyte som

  HISTÓRIA DO CYTE 

                                                                                                     Belterra na década de 80, vivia quase sem mídia e alheia as notícias que aconteciam nos arredores da bela terra então vila. Como nesta década a rádio FM Guarany frequência 100,3, de Santarém, já em definitivo funcionamento, e por ser possuidora de um comunicador oriundo de Belterra, s.r. Edinaldo Luís da mota ex-professor de educação física do ginásio normal santo Antônio, hoje escola municipal de ensino fundamental santo Antônio (municipalizada), teve a brilhante ideia de instalar em Belterra um sistema de som que viesse a proporcionar um entretenimento às pessoas durante o dia. Isto aconteceu no ano de 1989, precisamente no início do ano dito. Com o funcionamento do sistema, surgiu então a ideia de se ter programas educativos e musicais. 

O sistema foi instalado em um dos recantos do antigo restaurante do Sr. Francisco Teixeira popular chico gato (im memoria), o qual cedeu parte do prédio com as seguintes dimensões: 3 m de largura por 5 de comprimento onde foi instalado um estúdio com todos os aparelhos necessários para uma transmissão. As caixinhas de som foram por autorização da Celpa, colocadas nos postes, tendo sua origem no próprio estúdio indo em direção a escola Waldemar Maués até o local onde hoje é o banco Sicred. E em direção ao centro, as caixas foram colocadas até na praça brasil. 

Vale ressaltar que os jovens, adultos e crianças frequentavam a Praça Brasil para ouvir os programas e diga-se de passagem o denominado “fim de tarde” onde o comunicador prof: Pedro Emiliano proporcionava músicas para o fim da tarde. (Românticas).

 O sistema foi inaugurado com a presença do senhor Luís Edinaldo Mota e outras autoridades da cidade como o administrador de Belterra gerido pelo ministério da agricultura Doutor Francisco Antônio das chagas. Recebeu o nome de “THE NEW AMERICAN SOND SYSTEM”  em português “ o novo som américa da cidade” em homenagem a esposa do senhor Luís Edinaldo que se chama América Reis Mota.  Enquanto o city som funcionou foi feita uma campanha para arborizar parte da rua do comercio e hoje as árvores que existem em pé foram plantadas pelos funcionários do sistema. Ressalta-se também que o city som funcionou sem fins lucrativos.  É esta a história do cyte som.

Autora:HistoriadoraTelminhalopes


Cyte som

  HISTÓRIA DO CYTE                                                                                                       Belterra na década ...