Curiosidades históricas sobre Belterra:
O TÚNEL
Segundo relatos históricos de moradores mais antigos, na época em que Belterra foi administrada pela companhia Ford Indústrial do Brasil existia um túnel que iniciava em new port(Porto novo) e finalizava na Vila Americana próximo do local onde era o hospital Henry Ford.
Muitos dizem que os norte americanos levaram ouro em caixões e pedaços de madeira,e a saída do minério ocorria pelo túnel até Porto novo,outros dizem que era uma rota de fuga, caso ocorresse uma rebelião de trabalhadores como ocorreu o "quebra panela" em Fordlândia os norte americanos utilizariam o Túnel para fugir,também existem relatos que era um esgoto.
Com base em pesquisas bibliográficas é possível concluir que o contrato de posse de concessão do Goverador do estado do Pará(Na época Dionísio Bentes) com a Companhia Ford concedeu a companhia o direito de explorar solo e sub solo, isso mostra que se o Henry Ford quisesse explorar ouro na concessão era permitido.Portanto não temos comprovações de que a companhia Ford explorou ouro na era Ford em Belterra.
RELATOS DE MORADORES:
O túnel existe,e tem uma saída no campo de aviação "relatou a senhora Neuza Chagas".
"O túnel existe,vi a entrada do túnel quando eu era criança".Relatou o belterrense professor mestre em língua Portuguesa Leandro Borges.
" O túnel nunca existiu,portanto os norte americanos eram bem organizados eles fizeram um esgoto bem estruturado na Vila Americana".Afirmou o senhor Chardival Moura Pantoja filho de seringueiro, funcionário aposentado do Ministério da agricultura.
"São histórias fantasiosas é mito,eu sou filho de Nordestino meu pai chegou aqui durante a segunda guerra mundial atraído pelas oportunidades oferecidas, o túnel nunca existiu! concluiu o senhor Raimundo Bezerra.
"O túnel existe porém nunca foi utilizado porque não aconteceu rebelião de trabalhadores aqui em Belterra.A saída é no campo de pouso e outra é no porto novo A entrada é na vila Americana.Quando eu era criança eu vi,alguns moradores estavam cobrando para fazer uma construção e encontraram pareides de uma construção subterrânea feitas de bloco."relatou o senhor Roberto Serrão".
Pesquisa realizada por Historiadora Telminha Lopes.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
Contrato de concessão do Estado do Pará com a Companhia Ford.
ENTREVISTADOS:
Senhora Neuza Chagas.
Roberto Serrão .
Mestre Leandro Borges .
Chardival Moura Pantoja.
Raimundo Bezerra (TICA).
IMAGEM:Internet
(imagem ilustrativa)